Yoga é um termo sânscrito que deriva da raiz “yuj” que significa juntar, unir, atrelar. Embora haja inúmeras definições, a maioria é unânime em afirmar que Yoga é uma filosofia de vida, que através de um conjunto de técnicas, visa a integração entre o corpo, a mente e as emoções.
Vinyasa Yoga é um método de prática do Hatha Yoga com ênfase no vinyasa (respiração sincronizada ao movimento). Assim como as demais modalidades de Hatha Yoga, o objetivo é entrar no “estado” de Yoga através da prática constante e persistente dos asanas (posturas psicofísicas).
A aula é dinâmica e inicia-se com o Surya Namaskara (Saudação ao Sol), soltando todo o corpo das tensões do dia-a-dia. Em seguida, há sequências variadas de asanas (posturas psicofísicas), integrando flexibilidade, força e equilíbrio.
Através do ujjayi (respiração vigorosa), a prática gera um estado de calor interno, eliminando as toxinas do corpo e levando a um estado de fluidez e relaxamento.
Os bandhas (fecho energético) mantêm o calor do corpo físico e evitam a dispersão do prana (energia vital), conduzindo-o pelos canais energéticos adequados.
Os dristhis (fixação ocular) ajudam a manter a mente concentrada em um único ponto (dhárana), além de proporcionar a vivência de diferentes sensações mudando apenas o foco do olhar.
Ao término, através do relaxamento (sávasana) e uma breve meditação (dhyana), é possível sentir os resultados aparentes: o corpo mais leve e a mente mais serena.
|