Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
O método visa a Qualidade de Vida, a Consciência Corporal e a Integração do corpo e da mente.


Os princípios básicos do Pilates são:


Concentração: A atenção é voltada para cada parte do corpo. O movimento tem que ser desenvolvido com a maior eficiência possível. Esta atenção dispensada na execução do movimento é o Aprendizado Motor;


Controle: Define-se como o discernimento da atividade motora de todo o corpo, visando um padrão suave e harmônico de todo movimento. É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora;


Precisão: É importante para a qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos nos diferentes movimentos;


Centramento (Centro de Força ou Power house): É o ponto chave e foco do método Pilates para o controle corporal. Constitui-se pelas 4 camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso, eretores profundos da espinha ,extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõe o Períneo. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da Coluna e Órgãos Internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico ideal;


Respiração: É o fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.


O ciclo respiratório proposto pelo método ocorre nesta ordem:
1) Inspiração Toráxica;
2) Expiração do Tórax Superior;
3) Expiração do Tórax Inferior
4) Expiração Abdominal.

 

Este ciclo é sincronizado com o movimento favorecendo a ventilação pulmonar, a melhora de oxigenação tecidual e a captação de produtos metabólicos associados a fadiga.
 

Movimento Fluído: Refere-se ao tipo de movimento, que deve ser de forma controlada e contínua, para exibir qualidade de fluidez e leveza, onde os impactos do corpo com solo são diminuídos e se utiliza a inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo;


Os benefícios do Pilates:
- Melhora a capacidade cardiorrespirátória e circulação sanguínea;
- Atua na manutenção do equilíbrio corporal e na coordenação motora ;
- Alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão, fadiga, irritabilidade;
- Melhora a qualidade do sono e da respiração;
- Fortalece a musculatura do corpo, com ênfase no centro de força ou Power House;
- Melhora a postura, eliminando maus hábitos e leva ao correto alinhamento postural;
- Aumento da flexibilidade e mobilidade articular;
- Melhora o desempenho sexual ;
- Previne lesões.